Damas & Pagem... Encantadores

A entrada da Noiva é sempre emocionante, mas precedida por pajens e daminhas a cena ganha um encanto que se difunde pela igreja.

As daminhas podem participar tanto de cerimônias diurnas quanto noturnas, com vestidos iguais ou com modelos diferentes entre si, mas elas sempre devem ter a mesma cor para formarem um conjunto harmonioso.

Nas mãos, cestinhas com pétalas para serem jogadas durante o trajeto até o altar ou buquezinhos de flores naturais. Se no cortejo não houver um pajem, uma das daminhas ficará encarregada também de levar as alianças, presas em uma almofadinha especial ou em uma pequena salva de prata.

Saias volumosas e rodopiantes, fileiras de nervuras, laçarotes e mangas-balão criam um clima romântico (às vezes docemente floral) para as meninas sonharem de olhinhos abertos. É bom lembrar que um brilho labial e um toque de blush são mais que suficiente. Quanto mais natural a maquiagem das meninas, melhor.

Para casamentos de manhã ou à tarde, as daminhas devem usar modelos leves, com pouco volume e de cor que harmonize com o vestido da noiva.

À noite, o traje pode ser mais sofisticado, com mais brilho, bordados leves e até com tons mais fortes: amarelo, verde, azul, turquesa. As vestes dos pajens podem combinar com os vestidos das daminhas ou se inspirar na roupa do noivo: calça, camisa de mangas longas, gravata e colete. Um deles fica incumbido de levar uma almofadinha ou uma pequena bandeja com as alianças. Uma tendência mais moderna é acomodar o par de alianças em uma caixinha de prata.

Algumas dicas são:

Crianças muito pequenas, embora sejam engraçadinhas, podem dar trabalho na hora "H" - ficam assustadas e não entram com o cortejo. O ideal é que tenham entre 4 e 7 anos; A quantidade depende do gosto da noiva, mas 2 damas e 2 pajens ou 2 damas e 1 pajem são um número elegante e suficiente. Grandes cortejos (+ de 4 crianças, no máximo 8) só ficam bem em casamentos mais formais;

Um detalhe importante que a noiva precisa levar em conta é o custo do vestuário dessas damas e pajens. Como é convidado a participar do cortejo do casamento, o justo é que a noiva arque com as despesas do aluguel ou na confecção das roupas. Mas, pode acontecer que, os pais, caso possuam recursos e desejem fazer isso, ofereçam desembolsar tais despesas.

bg25 banner 34 bg14 bg19 banner 36 banner 42 banner 33 bg8 bg13 bg10 Banner 30 banner 32 banner 35 banner 40 bg20 banner 37 banner 39 banner 38